O que fazer se roubarem meu smartphone?

 

Quanto mais complexos e atraentes se tornam os smartphones disponíveis no mercado, maiores as chances de que eles se tornem alvo de criminosos. Afinal, sempre há alguém disposto a fazer o que for necessário para obter um aparelho do tipo, mesmo que isso ocorra de forma totalmente ilegal.

Porém, graças às evoluções tecnológicas, ter seu dispositivo roubado ou furtado não significa necessariamente ter que se despedir dele para sempre. Softwares capazes de fazer o rastreamento desses gadgets estão se tornando cada vez mais comuns, e não são mais tão raros os casos de quem usou o GPS de um dispositivo para tê-lo em mãos novamente.

Após configurar sua lista de contatos e ajustar suas preferências, a primeira atitude que você deve tomar após começar a usar um novo smartphone é baixar e instalar um software responsável por sua proteção. Caso você possua o iPhone ou um aparelho Windows Phone, eles já vêm acompanhados por aplicativos do tipo nativos ao sistema operacional.

Lembre-se de que em nenhum momento a tarefa de ir atrás dos produtos deve ser feita sozinha, portanto certifique-se de contatar a polícia de sua cidade antes de ir até o local em que sua posse foi encontrada. O recurso nativo do iPhone, que deve ser ativado por todo dono consciente do dispositivo, inclui funções que permitem encontrar sua posição em um mapa. Além disso, é possível bloquear o uso do aparelho e apagar informações relacionadas a contatos, mensagens e aplicativos instalados nele.

O ideal é que, em situações potencialmente perigosas, esses recursos permaneçam ativos o tempo todo. Caso contrário, os aplicativos de vigilância não vão funcionar, impedindo que você recupere o produto pelo qual pagou caro.

Faça o backup de seus arquivos

Caso você não consiga recuperar seu aparelho, ainda há chances de que você consiga ao menos acessar os dados que estavam guardados nele. Diversos dispositivos mais modernos permitem que você faça a integração de suas informações com uma conta da Google, algo que se mostra ideal para guardar em segurança números de telefone e outros dados de seus contato.

Aplicativos úteis neste caso: DropBox, iCloud e SkyDrive.

Caso a primeira atitude que você tome seja ligar para a sua operadora para bloquear o aparelho, se torna muito mais provável nunca voltar a vê-lo. Isso acontece porque, quando o bloqueio ocorre, todos os aplicativos de rastreamento instalados se tornam completamente inúteis. Dessa forma, só recorra a tal atitude quando todas as esperanças tiverem chegado ao fim.
 

 

Pesquisar no site

© Smart News 2013-2014. Todos os direitos reservados.