5 comportamentos que voce deve evitar na web em 2012

05/12/2011 18:54

O jornalista Doug Gross da CNN fala de alguns itens pra voce ter um bom 2012 na internet:

1. Status do Facebook copiado e colado
Copiar uma mensagem de status de outra pessoa para defender uma causa parece justamente apagar o acontecido, argumenta o colunista. "Uma vez que vimos a mesma mensagem cinco ou dez vezes, deixamos de ser simpáticos mesmo se você estiver lutando contra o espancamento de focas bebês ou algo assim".

A sugestão é escrever a própria opinião, dizer o que você pensa e não o que a pessoa de quem você copiou o status - que provavelmente também copiou o status... - pensa sobre algo.

2. Comentários vergonhosos na internet
"A internet permite que nos comuniquemos em tempo real com pessoas que nunca encontramos, em todo o mundo", lembra Gross. Comentários como "é culpa dos EUA/da China/escolha o seu país culpado" em uma matéria sobre um gatinho resgatado de uma árvore não são o melhor uso do potencial da web. Muito menos começar a lista de comentários com "Primeiro!".

"Adoraríamos ver os comentários online darem um passo adiante em 2012 e pessoas participando, nos comentários, do tipo de debate que gostaríamos de ter se estivéssemos entre amigos no bar ou tomando um café", argumenta.

(A nota da coluna original cabe aqui também: sabemos que esse item quase garante que todos os comportamentos inadequados que citamos provavelmente apareçam nos comentários desta matéria. Mas vá fundo, se para você é tão necessário, só não pense que não pensamos nisso antes.)

3. Atraindo karma na internet
Se você faz qualquer coisa comercialmente que envolva relação com seres humanos, não seja um canalha. Os olheiros da internet estão à espreita e não vão perdoar se você quiser bancar o espertinho na surdina.

Gross lembra do caso do representante comercial que disse a um cliente "vê se cresce", quando o último reclamou que a entrega de um controle de videogame estava atrasada. (Para ajudar, o representante ainda chamou o consumidor de "complete imbecil"). Quando a corrente de e-mails enviada pelo cliente chegou nas mãos de sites como o Penny Arcade, o funcionário foi demitido.

Sua companhia aérea quebrou o violão de um músico? Compre uma nova para ele, ou ele pode escrever uma música sertaneja sobre o assunto, postá-la no YouTube (neste atalho, em inglês https://bit.ly/xYB1kw) e ter a história vista - como nome da sua empresa denegrido - por 11 milhões de pessoas.

Moral da história: todos têm esse grande megafone por onde espalhar os erros que as empresas cometem, e podem fazer isso muito rapidamente. Então, se você representa uma companhia, seja ético. Ou provavelmente é você quem se dará mal.

4. Mau comportamento no smartphone
Só porque você tem um celular que acessa a internet e roda aplicativos não significa que você precisa tuitar de dentro do banheiro nem andar pelo corredor esbarrando em todo mundo enquanto joga Angry Birds. É claro que todos entendem o fascínio que os supercomputadores que cabem no bolso exercem sobre qualquer um.

"Mas qualquer pessoa que tentar com muita força percebe que consegue deixar o smartphone de lado um pouco, e quem sabe se chegue ao final de 2012 sem mandar mensagens dentro do cinema ou no meio do trânsito caótico na hora do rush", sugere Gross.

E ele conclui: "e já que estamos no assunto, aqui vai uma dica para os funcionários da Apple: tentem encerrar 2012 sem perder nenhum protótipo de iPhone 5 em nenhum bar. Sério, vocês conseguem".

5. Abreviações e confusões em inglês
O último hábito que pode ser deixado para trás em 2012 é o de escrever e abreviar em inglês sem atenção. Para garantir alguns caracteres a mais para passar a sua tão importante mensagem, muitas pessoas acabam confundindo expressões como "there" e "their", ou não diferenciando "it's" e "its", por exemplo. "Você provavelmente vai chegar ao fim do ano com mais seguidores se não machucar os cérebros deles", afirma o colunista da CNN.

A outra dica vale também para o português: "se você for uma celebridade, gaste uns segundos para evitar nos lembrar que quem escreve seus diálogos inteligentes é um roteirista de cinema, ou que suas letras tocantes foram escritas para você por um compositor".

Voltar

Pesquisar no site

© Smart News 2013-2014. Todos os direitos reservados.