Pesquisa: Toques de celulares podem deixar as pessoas mais estressadas

20/02/2012 14:11


Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, descobriram que os famosos ringtones - também conhecidos como 'toques de celulares' - perturbam significativamente a concentração. Os resultados das pesquisas revelam que o som emitido pelo telefone prejudica o desempenho cerebral em atividades como encontrar soluções ou lembrar de alguma informação.

Publicado inicialmente no Journal of Enviromental Psychology, o estudo se baseou em uma simulação de um ambiente de ensino, no qual algumas pessoas teriam que prestar atenção em uma aula, e após as lições, realizar um teste. A pesquisa durou três anos e trabalhou com estudantes universitários.

Nos resultados da pesquisa, os estudantes expostos a um breve toque de celular tiveram uma nota 25% menor nos testes sobre o conteúdo apresentado antes da distração. Quando a distração dos toques era realizada durante a apresentação, o prejuízo na nota se mantinha, apesar do auxílio de slides com o texto da aula.

Além disso, outras condições afetavam ainda mais no desempenho geral. Os estudantes que foram expostos a toques acompanhados dos típicos barulhinhos de busca pelo aparelho na bolsa, tiveram resultados piores ainda. As notas também caíram mais ainda quando a música do celular era familiar entre os estudantes, como um hino de time ou um ritmo popular. O mesmo efeito se via em chamadas com um sentido especial ou relevância pessoal, como em casos de ligações feitas por namorados, patrões e parentes.

Evidências, no entanto, também indicam que as pessoas são capazes de se acostumarem aos barulhos dos celulares e outros estímulos que causam distração, deixando de serem fontes de perturbação. Entretanto, isso acontece apenas após um longo tempo de exposição em ambientes que os exponham a tais condições.

Voltar

Pesquisar no site

© Smart News 2013-2014. Todos os direitos reservados.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!