Mito ou realidade: O sol prejudica o LCD?

20/08/2012 19:08

Colocar sua TV LCD de frente para o sol pode ser desconsiderado por muitas pessoas de maneira óbvia, pois os reflexos gerados pela iluminação podem comprometer a visualização. Sob forte luz, a tela fica escura, privando o dono do aparelho de desfrutar da alta resolução que a tecnologia fornece.

Alguns displays atuais possuem até um sistema de reflexão bastate avançado, que auxilia na resolução mesmo ao ar livre e até na chuva. Mas o próprio usuário pode providenciar a solução ao mudar o ângulo da TV ou adquirindo vidros especiais, que funcionam como filtros para os raios ultravioletas e reduzem os danos de exposição e reflexão.

Outro problema é o superaquecimento da parte externa do televisor, que tende a absorver bastante luz solar (e, consequemente, calor) por ser fosca e de superfície rugosa. Desse modo, após uma exposição intensa, seções menos refrigeradas do aparelho podem sofrer problemas mais graves. O problema também é facilmente resolvido, mas o dano causado às partes internas de uma televisão pode ser irreparável e consertado apenas com a substituição das peças danificadas.

Da mesma forma que a exposição elevada aos raios ultravioleta pode causar de queimaduras a doenças graves no ser humano, o LCD também recebe danos em diferentes intensidades.
Em sua composição, essa tecnologia conta com uma camada externa, responsável pela projeção das cores e proteção dos componentes internos do aparelho. Com uma exposição forte e constante à luz solar, essa fina película pode sofrer deformações ou diminuição em sua capacidade de reproduzir perfeitamente a imagem. Componentes internos, como os tais cristais líquidos, também podem ser danificados com o tempo.

Desse modo, o contraste, o brilho e a qualidade das cores que fazem do LCD um diferencial vão se perdendo com o tempo. Até manchas podem aparecer em sua tela, se a exposição for muito intensa.

Mas não fique tão preocupado caso seu aparelho esteja em um ambiente levemente iluminado, como uma sala com cortinas, pois esses danos são comuns após exposição intensa ao sol.

Voltar

Pesquisar no site

© Smart News 2013-2014. Todos os direitos reservados.